Pages

Subscribe:

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "

Popular Posts

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Alegrias e inquietações na Vida Religiosa Consagrada é tema de discussão em Seminário


Reunida no Centro de Espiritualidade Inaciana - Itaici em Indaiatuba (SP), a Vida Religiosa Consagrada discutiu na tarde quinta (23), as alegrias e inquietações vividas pela Vida Religiosa Consagrada (VRC) a partir de pesquisa realizada com religiosos e religiosas de todo o Brasil.
A pesquisa foi disponibilizada no site da CRB Nacional (Conferência dos Religiosos do Brasil) nos meses de agosto a novembro de 2011, com duas perguntas: Quais são as alegrias e inquietações da VRC. Pessoas de 23 a 92 anos responderam as questões.
A leitura e análises das respostas foram realizadas pelas equipes de reflexão: bíblica, teológica, psicológica e missionária que assessoram a CRB Nacional. A partir da análise foram levantadas as seguintes questões:
A equipe de reflexão psicológica partiu do tripé que dá identidade da VRC: missão, vida comunitária e consagração. Segundo a equipe, a partir das respostas percebeu-se a coragem de olhar para a realidade, “botar o dedo na ferida”, olhar e assumir: “Esta é a nossa realidade, temos coisas bonitas e boas, mas também temos dores, feridas, problemas”. Destacou-se como elemento positivo o aumento da partilha e ajuda entre as diferentes congregações religiosas.




A equipe de reflexão missionária destacou a aproximação solidária dos diferentes carismas das congregações religiosas que permite compreender melhor a realidade em que a VRC deve atuar e o caminho a seguir na missão. A missão é a alegria para quem vive a VRC, contudo há uma diferença nas respostas dadas entre religiosos e religiosas, segundo a equipe, percebeu-se por parte da VCR masculina, nas respostas oferecidas, que há uma tendência ao clericalismo.


A equipe de reflexão bíblica ressaltou que mediante a pesquisa, a alegria da vrc reside na atuação missionária. Embora a missão seja motivo que alegra os consagrados, também é motivo de preocupação e reflexão. Segundo eles, a pesquisa revela que o maior desafio da VRC está na identidade, no SER religioso consagrado. Por essa razão é necessário resgatar a possível perda de foco no que é essencial a essa opção. Cabe também à VRC, o questionamento sobre o “chamado”, o convite de estar com ele e a disposição de “ser enviado”.

A Equipe teológica ressaltou que na pesquisa é preciso distinguir as preocupações especificas da Instituição “Vida Religiosa”, daquela que diz respeito á sua missão no mundo, à sua razão de ser: seguir a Jesus e evangelizar.
Na manhã desta sexta(24), o seminário terá como tema de debate a “Conversão ao núcleo identitário da Vida Religiosa Consagrada e terá como assessor, o vice-presidente da CRB Nacional, Padre Carlos Palácio, sj e “A vivência ‘hoje’ do núcleo identitário  da Vida Religiosa Consagrada assessorado por Irma Annette Havenne.

Assessoria de imprensa CRB


0 comentários:

Postar um comentário