Pages

Subscribe:

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "

Popular Posts

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012


A   loucura de Deus


Acontece de 23 a 27 de fevereiro de 2012 o Seminário da Vida Religiosa Consagrada, o evento conta com 405 participantes de todo o Brasil.


“Vida Religiosa: A loucura que Deus escolheu para confundir o mundo”, com esse tema, o Seminário Nacional da Vida Religiosa Consagrada, promovido pela CRB (Conferência dos Religiosos do Brasil) acontece no Centro de Espiritualidade Inaciana - Itaici localizado na Vila Kostka em Indaiatuba (SP) a 90 quilômetros da capital São Paulo.

Irmã Rejane Paiva, da equipe de reflexão Bíblica da CRB Nacional, abriu a manhã (23) a partir da iluminação bíblica sobre o tema do Seminário: “A loucura que Deus escolheu para confundir o mundo” (1Cor 1,27). Ela tomou como exemplo a loucura de Jesus Cristo que forma o primeiro grupo de convivência e missão e o apostolo Paulo que vai anunciar Jesus Cristo à complexa comunidade de Corinto com a mensagem central no Deus crucificado que se solidariza com os fracos, com os vencidos e menos amados deste mundo.

 À luz desses personagens centrais bíblicos, Irmã Rejane, lança o questionamento: “Como a Vida Religiosa Consagrada poderia ser sinal frente à sabedoria do mundo atual?”. Segundo ela, a grande loucura de Jesus Cristo foi a de escolher para estar com Ele, homens e mulheres sem instrução, sem prestigio e que, aos olhos da sociedade, eram nada. “Deus continua escolhendo gente limitada e fraca”, ressalta Rejane, que diz não se tratar de uma apologia à fraqueza, mas uma evidencia ao poder de Deus.

Irmã Delir Brunelli, da equipe de reflexão teológica da CRB, destacou a necessidade de contemplar a realidade social, política e de Igreja em que a Vida Religiosa Consagrada se situa hoje, com sabedoria e escuta.  Segundo ela, a escuta atenta foi a grande mestra de Jesus. “Jesus procurou sempre iniciar as pessoas no caminho da sabedoria”, ressalta.

A assessora enfatizou que,  ao falar  em ‘realidade’, sem outra especificação,  refere-se a tudo o que existe e acontece em nosso mundo, especialmente no lugar e espaço onde nos situamos. E finalizou sua reflexão dizendo que “a razão precisa de fé para que a incerteza não mate a esperança. O mais importante não é entender, mas acolher gratuitamente. O mistério é maior que nossas possibilidades. O olhar contemplativo é capaz de perceber onde estão as sementes” e sugeriu como iluminação para a Vida Religiosa Consagrada o texto de Provérbios, 17,22: “O coração alegre ajuda a sarar as feridas, mas o espírito abatidos seca até os ossos”.


Assessoria de imprensa CRB




0 comentários:

Postar um comentário