Pages

Subscribe:

You can replace this text by going to "Layout" and then "Page Elements" section. Edit " About "

Popular Posts

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Seminário da CRB: Assembleia comenta relevância dos temas em debate


Participantes do Seminário sobre a Vida Consagrada destacam a relevância dos temas debatidos no evento

O Seminário da Vida Consagrada que acontece entre os dias 23 e 27 de fevereiro, em Itaici, SP, apresenta como tema “A loucura que Deus escolheu para confundir o mundo” (Cor 1, 18-31). A partir dessa inspiração bíblica são abordadas duas questões essenciais: a leveza institucional e a identidade da Vida Religiosa (VRC). De acordo com a Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), há uma conformação por parte da VRC com o mundo e ao confrontar essa realidade com o Evangelho, constata-se que Jesus Cristo não é uma conformação, mas uma transformação. É sobre essa questão que se embasa a opção pela temática. Para Frei Moacir Casagrande, assessor da Equipe Bíblica da CRB, a loucura significa dar a vida para o outro ao invés de tomá-la para si. “Essa é a loucura de Deus, Ele se entrega e quer apenas que entremos na dinâmica dele”, finaliza.

De acordo com os organizadores do Seminário, a Vida Consagrada não pode perder a sua essência que consiste na doação total de si, a exemplo de Jesus Cristo. A leveza é necessária para caminhar e “poder chegar até o fim”, enfatiza Casagrande. No decorrer do Seminário, após cada intervenção dos assessores, a assembleia faz ressonância do tema em pequenos grupos. Essa é uma oportunidade para reagir e apresentar sinais de estruturas que dificultam ou facilitam a vida e a missão das congregações. “Mas a gente percebe que o mais importante é rever o próprio coração e as estruturas internas que precisam ser renovadas”, diz Irmã Helena Petri, Provincial da Congregação das Missionárias Agostinianas Recoletas.

A consciência de que é necessário rever a prática das instituições, formas de lideranças, realidades que não eram vistas, são apontadas pelos participantes como fatores positivos na avaliação. Além disso, para Padre Adalto Chitolina, SCJ, a possibilidade de enfocar os assuntos sob ângulos diferentes, teológico, psicológico, bíblico e missionário “ajuda a compreender que, as questões levantadas não se resumem apenas num aspecto, mas tem várias abrangências”, comenta.

Essa busca de uma maior leveza no ser e agir, nas relações comunitárias, na missão e nas obras, é uma busca comum. “Aqui percebermos que os problemas e as alegrias são visíveis em todas as congregações”, comenta padre Lino Baggio, provincial dos Padres Palotinos. “O tema não vai ficar apenas com as pessoas que estão aqui, eles vão ser repassados para os regionais, as comunidades e congregações”, observa Irmã Solange Damião,CRSD, Presidente da CRB Regional de Belo Horizonte – MG, e destaca a necessidade de dar prosseguimento para as discussões realizadas no Seminário. 
Veja também:

 


Equipe de Assessoria da CRB

0 comentários:

Postar um comentário